Cabine
Prof. Martha Martins
Tecnólogo em Beleza, Estética e Imagem Pessoal
"A BELEZA CAMINHA LADO A LADO COM A SAÚDE"
A matéria Urgências, Emergências e Acidentes em Estética, visa uma análise sobre prevenção, análise de risco, comportamento e procedimentos em situações de emergência.
A preocupação e a reflexão sobre como lidar com urgências e emergências na cabine de estética, sintetizam a preocupação com a manipulação de produtos cosméticos, eletroterápicos e técnicas de aplicação com o objetivo de manter a saúde, prevenir e normalizar a beleza dos indivíduos.
Os acidentes são fatos que alteram a ordem regular da atividade profissional, e voluntariamente ou involuntariamente, podem resultar em danos irreversíveis aos clientes/pacientes.
Como em todos os segmentos da área de Saúde, na Estética também existem possibilidades de serem geradas seqüelas como conseqüência de um mal diagnóstico, de uma má indicação cosmética ou de uma aplicação deficiente de técnicas eletroterápicas. Tanto as práticas de técnicas como a indicação ou aplicação de "cosméticos de última geração" dotados de intensos efeitos sobre a pele, sem deixar de incluir os aparelhos eletroterápicos, têm dado vida a este novo, importante e amplo mercado da Estética.
CONCEITOS BÁSICOS
Urgência – ocorrência imprevista de danos à saúde, em que não ocorre risco de vida, ou seja, o indivíduo não necessita de atendimento médico imediato. É considerada prioridade moderada de atendimento.
Emergência – constatação de condições de danos à saúde, que implicam em risco de vida, exigindo tratamento médico imediato. É considerada alta prioridade de atendimento.
Os acidentes têm para o profissional um custo econômico com assistência médica, indenizações, etc., e moral com a responsabilidade ética, civil e/ou penal, por isso é importante tomar todos os cuidados necessários para sua prevenção.
CAUSAS
• Uma atuação não profissional; • Má formação