busca e apreensão
40 coisas que aprendi nos meus primeiros 40 anos
Postado em 02 de Outubro, 2013.
Autor Bryan Caplan
Hoje completo 40 anos. Para aliviar a dor, decidi escreveu uma lista de lições importantes que aprendi durante as minhas primeiras quatro décadas. Em nenhuma ordem especial:
Economia
1.A lei da oferta e demanda resolve incontáveis mistérios do mundo - tudo desde controle de aluguéis a congestionamentos em estradas.
2.Quase qualquer um pode entender a lei da oferta e demanda se ouvir calmamente. Infelizmente, o contrário também é verdadeiro.
3.A pobreza é terrível, e o crescimento econômico, não a redistribuição, é a cura.
4.As causas aproximadas do desemprego são a regulação do mercado de trabalho e a crença equivocada dos trabalhadores a respeito de justiça. Mas a causa fundamental do desemprego são os salários excesssivos.
5.A competição livre é muito superior à competição “perfeita”.
6.Governos com moeda fiduciária têm poder quase absoluto sobre o PIB nominal, mas muito menos sobre o PIB real ou sobre o emprego.
7.O risco moral (moral hazard) e a seleção adversa são em grande parte produtos de - e não a lógica para - regulação de seguros.
8.Restrições à imigração são crimes inúteis - e causam mais danos do que todas as outras regulações governamentais juntas.
9.O comunismo foi um desastre por causa de maus incentivos e não por falta de incentivos.
10.Os dois últimos séculos de crescimento populacional e prosperidade deveriam nos encher de admiração - e o melhor ainda está por vir.
Filosofia
1.O maior erro filosófico é exigir prova para o óbvio. Veja Hume.
2.O segundo maior erro filosófico é tentar provar o óbvio. Veja Descartes.
3.Se você não consegue explicar a sua posição claramente em uma linguagem simples, provavelmente você mesmo não a compreende.
4.Quando possível,