Burnout
PROJETO DE PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
TCC
A SÍNDROME DO BURNOUT PRECOCE NO MINISTÉRIO PASTORAL
CANDIDATO: JOÃO VICENTE DIAS RAMOS
ORIENTADOR: BRUNO DOS SANTOS
SÃO PAULO, SP 2013
PROJETO DE PESQUISA
1. Introdução
2. Problemática
3. Proposta
4. Objetivo da Pesquisa
5. Cronograma
6. Bibliografia
1.INTRODUÇÃO
A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. Tem como característica o estado de tensão emocional e estresse crônico devido condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes; muito comum em profissionais que trabalham com um elevado nível de envolvimento interpessoal.
Ao tratar desta síndrome no ministério pastoral, temos o objetivo de refletir sobre esta problemática que se desenvolve de maneira precoce na vida do sacerdote religioso, devido o intenso envolvimento que o mesmo pratica como líder de uma comunidade.
2.PROBLEMÁTICA
O pastor que trabalha numa comunidade dando assistência espiritual e liderando uma instituição, é envolvido por uma intensa gama de atividades tanto administrativa como no relacionamento interpessoal.
Na área administrativa envolve desde o planejamento das atividades, preparação para as pregações e palestras, gerenciamento financeiro, preparação e motivação da equipe de liderança, manutenção do prédio e etc.
Porém o mais desgastante provavelmente é tratar as questões de relacionamento interpessoal da comunidade; conviver com o sofrimento das pessoas, ajudar a consolar as pessoas em suas crises das mais diversas origens e tratar os problemas de relacionamentos.
A grande problemática deste oficio pastoral, é que diferente de um profissional da área da psicologia, onde um terapeuta entra nos problemas das pessoas,