EGITO
Egito e mesopotâmia
Nome: Felipe serie:1º ano do ensino fundamental
Santana de Parnaíba-SP
Agosto de 2014
Nome:
Egito e mesopotâmia
trabalho apresentado ao professor_____________________ Da disciplina historia de____________________ turma
De ensino fundamental.
Colégio municipal Profº Benedita Odette de Morais Savoia
Santana de Parnaíba- 29 de Agosto de 2014 sumario
Introdução
No Egito e na Mesopotâmia, surgiram as primeiras grandes civilizações da humanidade. A base econômica destas civilizações estava na agricultura, ou seja, estava na produção de alimentos.
Na aula anterior, vimos que a partir do momento em que o homem passou a produzir mais alimentos do que a sua necessidade de consumo teve de estocar estes alimentos. Com o tempo passou a comercializar estes produtos excedentes com outras regiões. Deste comércio surgiu uma nova classe de trabalhadores, a classe dos comerciantes.
Mas o comércio não se organizou da mesma forma nas civilizações antigas.
Em algumas, como no antigo Egito, o comércio de grandes distâncias por mar era dirigido pelo poder político, quer dizer, pelo faraó e seus funcionários. Sob sua direção foram criadas filiais do comércio egípcio em regiões distantes.
Em outros lugares, como na Mesopotâmia, durante largos períodos de sua história, o comércio esteve nas mãos de pessoas particulares e não dos reis. Isso permitiu a criação de um grupo de mercadores muito importantes, que adquiriam muitas riquezas.
Egípcios
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano as margens do rio Nilo, como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as