PREPARAÇÃO DE MONOGRAFIAS
1. Introdução
O Trabalho de Graduação compreende a elaboração de uma Monografia ou Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC), constituindo em uma das etapas para a obtenção do grau, entre outras exigências. Além de ser um pré-requisito para a obtenção da titulação, é uma oportunidade de o estudante dedicar-se a um tema que considere pertinente dentre seus estudos da graduação. A elaboração da Monografia ou TCC deve atender às normas apresentadas nos itens que se seguem.
2. Conceito
Monografia é uma dissertação sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, de uma localidade, sobre um mesmo assunto ou sobre assuntos relacionados. Normalmente escrito apenas por uma pessoa é o principal tipo de texto científico. É um trabalho acadêmico que apresenta um resultado de investigação pouco complexo sobre tema único e bem delimitado.
Asti Vera (1979, p. 164) define monografia como sendo o "tratamento escrito de um tema específico", e Salomon (1972, p. 207), como o "tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência".
A American Library Association dá o seguinte conceito: "é um trabalho sistemático e completo sobre um assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento mas não extenso no alcance".
Trata-se, portanto, de um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina.
3. Característica
Analisando-se os diferentes conceitos, pode-se observar que a monografia apresenta algumas características:
i. Trabalho escrito, sistemático e completo. ii. Tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela. iii. Estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários aspectos e ângulos do caso.
iv.