Burnout
A partir do artigo de Freudenberger em 1974, denominado Staff burnout, a Síndrome de Burnout começou a ser pesquisada, inicialmente nos Estados Unidos, passando a disseminar-se por todo o mundo.
Para entender o que é o Burnout, é preciso ter anteriormente uma concepção do fenômeno do estresse. A palavra pode ser definida como fadiga, ou cansaço. O estresse é um processo temporário de adaptação que compreende modificações físicas e mentais, ele rompe com o equilíbrio psicofisiológico.
Estímulo ou Agente Estressante é o elemento que interfere no equilíbrio homeostático do organismo, ou tem a ver com as demandas que ele sofre. Esse agente pode ter caráter físico, cognitivo ou emocional (provas, medo, etc.). O estresse é a resposta a algum desses estímulos. O estresse tem a função de ajustar a homeostase e de melhorar a capacidade do indivíduo, para garantir-lhe a sobrevivência ou a sobrevida. Esses agentes estressores podem ser divididos de acordo com suas características:
●Estressores Físicos: é causado por agentes externos como calor, frio intenso, ruídos, dores fortes ou que interfiram de alguma forma no corpo.
●Estressores Cognitivos: ameaça a integridade do indivíduo ou seu patrimônio.
●Estressores Emocionais: sentimentos relacionados a perda, medo, ira ou acontecimentos de grande carga emocional como casamento, divórcio, troca de casa.
Em frente de um agente estressor, o organismo busca maneiras para enfrentá-lo, podendo ser a fuga ou enfrentar o agente causador de stress,neste processo, podemos identificar três fases:
●Reação de alarme: que é o estado de exposição, nesta fase o organismoativa suas alertas. Neste momento identificamos dois ciclos: a fase de choqueque é o momento onde há a aparição do agente e o segundo momento é afase de contrachoque quando o organismo ativa suas defesas.
●Etapa de Resistência: faz onde o organismo tende se adaptar ao agenteestressor.