Burnout
- Burnout:
Ideias pessoais:
1. Burnout significa algo que parou de funcionar por falta de condições físicas e até mentais. O termo Estresse Laboral, trata de um determinado estresse causado pelo trabalho. Outro termo usado é o Estresse Ocupacional que procura mostrar que não seria o trabalho o causador dos transtornos. Neuroses Profissionais ou de Excelência comprovam que transtornos que o trabalho causa transtornos psíquicos. O Estímulo ou Agente Estressante, interfere no equilíbrio homeostático. Os sintomas apresentados no processo Burnout são físicos, psíquicos, comportamentais, defensivos, ou cognitivo. Já o estresse é a resposta a isso.
2. Vários são os tipos de agentes estressores, alguns podem até ser positivos. A necessidade para adaptar-se é o que caracteriza o estressor. Os Estressores Físicos descendem do ambiente externo. Estressores Cognitivos ameaçam a conduta do indivíduo, e seus patrimônios. Já os Estressores Emocionais, são providos de sentimentos ou acontecimentos.
3. O processo de estresse, tem três momentos. O primeiro é a Reação de Alarme, quando se ativa o momento de alerta e o organismo se expõe ao agente estressor. O segundo é a Etapa de Resistência, o organismo continua ativado, e se adapta ao agente e aumenta a resistência. E o terceiro e último é a Etapa de Esgotamento, se o agente permanecer a adaptação se esgota e os sintomas de alarme voltam a agir. E deterioram o organismo. Mas não necessariamente o estresse danifica o organismo, se a intensidade do agente estressor fosse benigna isso poderia estimular o indivíduo fazendo com que houvesse um crescimento.
4. É difícil conseguir concepções teóricas para a Burnout, mas pode ser divida em alguns conceitos. Na Concepção Clínica Burnout é um conjunto de sintomas, que podem conduzir o indivíduo a depressão. Na Concepção Sócio-Psicológica, ela é coadjuvante no desenvolvimento da Burnout., fazendo com que aspectos relacionados ao trabalho propiciem o surgimento de