bullyng
Bullying é um termo da língua inglesa ( bully = “ valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidos por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a responsabilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Na língua portuguesa, os termos utilizados para referir-se ao Bullying são maus tratos entre pares ou vitimização entre partes.
FORMAS
Bullying Direto: É aquele em que o bullie ( agressor) ataca a vítima estando presente em frente da mesma, e é mais comum entre agressores masculinos.
Exemplos: ataque físico contra vítima, ameaça ou intimidação à vítima, perseguir a vítima no caminho para casa. BULLYING DIRETO
FORMAS
Bullying Indireto: É caracterizado por forçar a vítima ao isolamento, tortura psicológica, e exclusão social. Este isolamento é obtido através de uma grande variedade de técnicas.
Exemplo: espalhar fofocas, recusa-se em socializar com a vítima, intimida outras pessoas que desejam socializar com a vítima, crítica o modo de vestir e aspecto físico da vítima ( cor, religião,...)
BULLYING INDIRETO
O QUE É CYBERBULLYING ?
É um tipo de violência contra uma pessoa praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas.
Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar hostilizar uma pessoa como
( colega de escola , professores, ou mesmo pessoas desconhecidas), difamando, insultando, ou atacando covardemente. O cyberbullying é uma continuação do bullying mediante ao uso dos meios de tecnologias e de comunicação.
BULLYING E SEUS FIGURANTES
Agressor (líder, bullie) – Quem comanda o grupo;
Seguidores – Que reforçam o bullying e estimulam o comportamento do agressor;
Testemunhas (Espectadores)