bullyng
É uma atitude presente nas redes de ensino, exercida por pessoas que, muitas vezes, apresentam falhas na estrutura familiar, problemas estes que se refletem no ambiente escolar. Destarte, todas as áreas de interação humanas são propícias à prática do bullyng, como o local de trabalho, nas instituições de ensino superior etc.
Os casos de bullyng possuem a figura de um ofensor e um ofendido, onde o ultimo, por sua vez, muitas vezes não reage à prática do ato, pois geralmente são pessoas com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda. Essa ação ofensiva traz danos significativos, pois o ofendido se vê em uma situação de constante conflito, ocasionando problemas psicológicos, traumas, queda de rendimento, além de tantos outros, colocando-o em uma situação difícil, que por fim se reflete nas sua relações sociais diárias.
Particularmente, quando cursava o ensino médio, haviam grupos de alunos voltados à prática do bullyng. Geravam conflitos internos entre alunos diariamente, sem perspectiva de fim.
Esses atos, mesmo notificados a coordenação das áreas competentes à fiscalizar, continuam a existir, pois muitas vezes não há atuação por parte destas, o que acaba ocasionando como consequência, um sentimento de impunidade por parte dos agressores.
O período atual, já conceituado por muitos de pós modernismo, insere as relações humanas em um meio digital, por meio da rede mundial de computadores. As redes