Bullyng
ACADÊMICAS: ALEXSANDRA JANAÍNA NADJA PATRICIA NATHALIA CLARISSA PAULA ROBERTA RENATA Mª ALVES
ORIENTADORA: PROF. JACIRA
BULLYNG X VIOLÊNCIA ESCOLAR
NEM TODA VIOLÊNCIA ESCOLAR É BULLYNG MAIS TODO BULLYNG É UMA VIOLÊNCIA ESCOLAR
O termo violência escolar diz respeito a todos os comportamentos agressivos e antisociais, incluindo os conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, etc.
O professor levou um soco no olho e tapas nas costas. O aluno, de 24 anos, foi reprovado em quatro matérias. A agressão aconteceu na sala dos professores da escola.
DEFINIÇÃO
Bullying: palavra de origem inglesa que tem como raiz o termo bull, “é um termo utilizado para designar pessoa cruel, intimidadora e/ou agressiva”
ATO BULLYING
O ato bullying “ocorre quando um ou mais alunos passam a perseguir, intimidar, humilhar, chamar por apelidos cruéis, excluir, ridicularizar, demonstrar comportamento racista e preconceituoso ou, por fim, agredir fisicamente, de forma sistemática, e sem razão aparente, um outro aluno”
CLASSIFICAÇÃO
Bullying direto as vítimas são atacadas diretamente, ou indireto, quando estão ausentes exemplos: os apelidos, agressões físicas, ameaças, roubos, ofensas verbais ou expressões e gestos que geram mal estar aos alvos.
BULLYING INDIRETO
Bullying indireto compreende atitudes de indiferença, isolamento, difamação e negação aos desejos.
CYBERBULLYNG
Uma nova forma de bullying tem sido observada com uma freqüência cada vez maior no mundo trata-se do uso da tecnologia da informação e comunicação (e-mails, telefones celulares, mensagens por pagers ou celulares, fotos digitais, sites pessoais difamatórios, ações difamatórias online) como recurso para a adoção de comportamentos deliberados, repetidos e hostis, de um indivíduo ou grupo, que pretende causar danos a outro(s).
ALVOS DO BULLYNG
Considera-se alvo o aluno