Análise do acompanhamento pré-natal de gestantes anterior ao atendimento na maternidade sant´ana da santa casa de misericórdia de sobral, ceará, brasil.

281 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Através do número de consultas e dos exames realizados, é possível avaliar como está o acompanhamento das gestantes. Isto é importante para identificar se as medidas necessárias para evitar complicações durante a gestação e possíveis riscos à saúde dos envolvidos estão sendo adotadas da maneira correta.

OBJETIVOS
Verificar se tanto o acompanhamento quanto exames do pré-natal estão sendo realizados de forma efetiva, além de analisar sua relação com as condições sociais. Metodologia: Ao realizar um trabalho de pesquisa na Maternidade Sant´Ana da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, para detecção de Streptococcus agalactiae nas gestantes a partir da vigésima semana de gestação, foi realizado um questionário com as mesmas, onde, após avaliar caderneta de pré-natal, foi possível analisar os exames que realizaram, dentre eles: tipagem sanguínea, hemoglobina/hematócrito, glicemia, VDRL, urina, anti-HIV e Coombs indireto.

RESULTADOS E CONCLUSÃO

Ao analisarmos os dados, foi constatado que as gestantes com procedência da cidade de Sobral possuem algumas peculiaridades em relação às que vêm de outras cidades da zona norte do estado. Estes resultados, embora parciais, refletem as condições socioeconômicas das pacientes e sua relação com o acompanhamento pré-natal. Observamos que quanto maior a renda familiar, maior a escolaridade das gestantes, havendo melhor acompanhamento pré-natal, com maior número de exames realizados, dentre eles o anti-HIV e VDRL. Em relação a todas as gestantes, 44,3% não realizaram exames anti-HIV, sendo que 65,1% destas são oriundas de outros municípios. Portanto, é visível a necessidade de medidas mais efetivas relacionadas ao acompanhamento de gestantes em consultas de pré-natal, já que exames de rotina em alguns casos não estão sendo realizados de forma efetiva, o que pode trazer danos à gestante e ao

Relacionados

  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM A UMA GESTANTE COM PIELONEFRITE: UM ESTUDO DE CASO
    4817 palavras | 20 páginas
  • Desjudicialização: Conflitos Coletivos do Trabalho
    118901 palavras | 476 páginas
  • PSF Centro Oeste
    79684 palavras | 319 páginas