bullyng
RESUMO
O referente trabalho aborda o tema bullying do qual atualmente esta sendo comentado em toda mídia, e principalmente nos meios acadêmicos. O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. Essa palavra de origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil é utilizada para qualificar comportamentos agressivos e intimidatórios que causam dor e angustia no âmbito escolar e fora dele, praticados tanto por meninos quanto por meninas. As vitimas em sua grande maioria tem medo de reagir às agressões, devido a sua baixa auto-estima, já aqueles que praticam da violência do bullying, é muitas vezes provenientes de lares onde a agressividade e constantemente utilizada. As conseqüências do bullying afetam todos os envolvidos neste fenômeno, mas particularmente as vítimas, de modo que estas podem continuar a sofrer os resultados negativos do bullying para além do período escolar, podendo, apresentarem prejuízos em suas relações de trabalho.
Palavras - chave: Agressão; Bullying; Escola; Vitimas; Violência.
1 INTRODUÇÃO
O bullying sempre existiu entre nós, mas só hoje é amplamente discutido na mídia e vem despertando um interesse crescente nos nossos meios acadêmicos. Este trabalho tem a intenção de demonstrar esse fato social e suas consequências no nosso país. Multidisciplinar, o bullying tem despertado o interesse de diferentes ramos de atividade, como a educação, a saúde, e, recentemente, a área jurídica.
Por muito tempo, comportamentos como o de apelidar ou “zoar” de alguém podem ter sido vistos como inofensivos ou naturais da infância e da relação entre as crianças e adolescentes na escola. Porém, esse tipo de conduta passou a ser seriamente considerada em decorrência de situações dramáticas que têm ocorrido em diversas partes do mundo envolvendo jovens que invadem escolas e matam pessoas ou cometem suicídio, situações que se apresentaram ligadas a maus-tratos entre pares na escola. (SOUZA E ALMEIDA, 2011).
Ramos