Marketing Verde
A concepção do consumidor está cada vez mais voltada para as questões ambientais, esse novo consumidor manifesta suas preocupações ambientais no seu comportamento de compra, tais atitudes contribui para a sustentabilidade do ecossistema mundial. Os produtos ecologicamente corretos estão sendo um fator decisivo no destaque e permanência de uma empresa no mercado atual, é uma ferramenta imprescindível, pois proporciona um diferencial competitivo sustentável entre as organizações. Com base nisto, o presente trabalho tem como objetivo observar os impactos desses produtos ao meio ambiente.
Marketing Verde ou Ecológico
Introdução
O termo Marketing Verde, Ecológico ou Ambiental, surgiu nos anos 70, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente.
Após esse evento foi definido os aspectos negativos e positivos das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis. Assim o Marketing Verde, ou ambiental, surgiu como ferramenta de apoio e monitoramento, desde o processo de desenvolvimento, produção, entrega, até o descarte do produto, buscando atender as necessidades e desejos dos consumidores e apresentando aos seus vários públicos a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental.
Marketing Verde ou Ecológico
Mercado para o
MKT Verde
Segundo pesquisa realizada na Europa em 2006, os países que mais valorizam produtos ecologicamente corretos são:
Espanha (83%), Rússia (76%) e Alemanha (73%).
O mercado verde ainda é jovem. Portanto apresenta características diferenciadas em relação aos mercados maduros, são elas:
Baixa Concorrência;
Alto Investimento de Penetração;
Baixo Volume de Consumo;
Faturamento Inicial Baixo;
Controle dos Pioneiros.
Marketing Verde ou Ecológico
Consumidor Verde
Conhecido como consumidor sustentável, o consumidor