Bsc - balanced scorecard
Dois professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992, desenolveram uma metodologia para medir e gerenciar o desempenho que se chama: Balanced Scorecard. Normalmente para isso são usados métodos de TI e ERPs para gerir o negócio, planejar, monitorar.
O BSC teve inicialmente a apresentação de um modelo de um modelo para avaliação e performance de uma empresa, porém, depois da sua aplicação nas empresas, tendenciou a se tornar uma ferramenta de gestão estratégica.
Os próprios Kaplan & Norton definiram inicialmente o BSC como um sistema de mensuração do desempenho e posteriormente, como um sistema de gestão estratégica. As vezes também é tido como um sistema de suporte à decisão, pois acompanha o cumprimento da estratégia.
O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações:
• Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia.
• Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicos.
• Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas.
O BSC se decompõe em indicadores, retornam vetores de desempenho e os relacionam aos fatores financeiros projetados na empresa.
É decomposto nessas perspectivas:
• Financeira;
• Clientes;
• Processos internos;
• Aprendizado e crescimento.
Perspectiva financeira
Conta os objetivos financeiros, os gastos, os retornos, principalmente a longo prazo, e os relaciona as ações que devem ser tomadas. Reflete financeiramente os gastos que haverá com respeito ao cliente, quanto a qualidade, fidelidade. E esse indicador financeiro serve como um estímulo para que as diferentes unidades de negócio da empresa estabeleçam objetivos financeiros, sempre de acordo com a estratégia como um todo.
Economicamente o principal objetivo de uma empresa é conseguir obter retornos do capital investido, é onde a vertente financeira assume um papel preponderante.
Perspectiva dos