Gestão de pessoas
Treinamento é o ato intencional de fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem. O treinamento cobre uma seqüência programada de eventos, que podem ser vistos como um processo contínuo cujo se renova a cada vez que se repete.
Figura - O ciclo do treinamento
O levantamento de necessidade de treinamento é a primeira etapa do clico de treinamento e corresponde ao diagnostico preliminar do que deve ser feito. Pode ser feito em três diferentes níveis de análise: 1. Sistema organizacional: no nível da análise da organização total. 2. Sistema de treinamento: no nível da análise dos recursos humanos. 3. Sistema de aquisição de habilidades: no nível da análise das operações e tarefas.
Sistema organizacional: a análise organizacional envolve o estudo da empresa como um todo, ou seja, sua missão, objetivos, recursos, competências e sua distribuição para a consecução dos objetivos, como também o ambiente socioeconômico e tecnológico no qual a organização está inserida. No nível organizacional é determinada qual a ênfase a ser dada ao treinamento. Então a análise deverá verificar todos os fatores – como planos, força de trabalho, eficiência organizacional, clima organizacional – capazes de avaliar os custos envolvidos e os benefícios esperados do treinamento em comparação a outras estratégias capazes de atingir os objetivos organizacionais, e assim determinar a política global com relação ao treinamento.
Sistema de treinamento: a análise dos recursos humanos procura verificar se os recursos humanos são suficientes quantitativamente para as atividades atuais e futuras da organização. Trata-se aqui da análise de força de trabalho: o funcionamento organizacional pressupõe que os funcionários possuam habilidades, conhecimentos e atitudes desejados pela organização.
Sistema de aquisição de habilidades: a análise das operações e tarefas é o nível de abordagem mais restrito no levantamento de necessidades de treinamento. A análise