BSC - Balanced Scorecard
Em primeiro lugar, planejar é uma tarefa complexa. Analisar a organização e contextualizar o ambiente interno com o externo, priorizando os objetivos organizacionais, escolher a estratégia e projetar um cenário prospectivo é um desafio que precisa ser enfrentado de forma profissional. Nesse sentido é interessante utilizar uma técnica de acompanhamento estratégico utilizada com sucesso para todos os tipos de organizações, seja ela pública ou privada, grande ou pequena, como o Balanced Scorecard (BSC).
Muitas organizações, tendem a adotar um perfil mais burocrático, adaptaram-se a rotinas que servem mais para controlar suas ações e não possuem o foco no futuro. São instituições adaptadas a um mundo mais estático e possuem pouca agilidade na tomada de decisão. Essa é uma característica de muitas empresas Brasileiras, principalmente as médias e pequenas, que não tem o hábito de fazer um planejamento estratégico e quando muito elaboram anualmente um orçamento, com base em dados passados. Por outro lado o acompanhamento é feito de forma precária. O Balanced Scorecard, segundo TAUSCHECK, é uma metodologia de acompanhamento estratégico com foco no futuro, ela contempla análise dos participantes do mercado e determina, conforme orienta os professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business Scholl, que os objetivos e metas sejam acompanhados através de indicadores em quatro perspectivas que refletem a Estratégia Organizacional: Financeira; Clientes; Processos internos; Aprendizado e crescimento.
Uma organização não pode basear as decisões tão somente nos resultados econômico financeiros tangíveis. Os aspectos não financeiros como a imagem da corporação junto aos seus clientes e mercado; os desempenhos dos processos internos; a satisfação e crescimento das pessoas que trabalham na organização; a capacidade