Bsc - balanced scorecard
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar uma empresa no ramo de construção civil implantando o BSC (Balanced Scorecard) como uma ferramenta para a monitoração do desempenho no processo de tradução de sua estratégia em ações, mediante a integração de seus objetivos estratégicos com um sistema de indicadores de desempenho, composto não apenas de indicadores financeiros. O material de apoio utilizado foram apostilas fornecidas no curso de ciências contábeis na Universidade Cidade São Paulo, revistas e livros, o desempenho do grupo sobre a empresa estudada foi através de site, catalogo e informações internas fornecida por funcionários.
1. INTRODUÇÃO
Falando um pouco da empresa estudada.
A Maxicabos trata-se de uma pequena empresa estruturada no ramo de construção civil existente no mercado a mais de 20 anos, começou as atividades com cabos de aço e acessório, implantou no seguimento as cintas de amarração e elevação de cargas, e conseguintemente a importação desses produtos, fechou parcerias e exclusividade com empresas chinesas e recentemente com empresa da índia, vem se fortalecendo com matérias de protensão como fios de arame e cordoalhas.
A empresa tem um faturamento entre 2,5 a 3 milhões mensais, com a implantação do BSC podemos observar alguns indicadores de crescimento.
Nos últimos anos vem aumentando os quadros de funcionários, sendo o total de 29, alem dos representantes e parceiros por outros estados. Este ano a Empresa foi certificada ISO 9001; 2008 pela qualidade de atendimento e fornecimento de produtos.
O principal objetivo é analisar e implantar o BSC, simulando um modelo de gestão aplicado trazendo resultado e estratégia de crescimento futuros.
2. BALANCED SCORECARD
O Balanced Scorecard (BSC) foi descrito pela primeira vez em um artigo publicado em 1992 na Revista Harvard Business Review por Robert S. Kaplan e David P. Norton, intitulado "The Balanced Scorecard measures that drive performance". Em adição