Bsc - balanced scorecard
Na medida que os avanços tecnológicos e a enorme troca de informações começaram a fazer parte das empresas, houve uma necessidade de criação de novas capacidades para assim poder assegurar o sucesso competitivo. Já não era mais suficiente obter vantagens no mercado através de ativos físicos e com excelente gerenciamento de ativos e passivos financeiros. As empresas da era da informação estão baseadas em um conjunto de propostas, tais como: processos interfuncionais, ligação com clientes e fornecedores, segmentação de clientes, escala global, inovação e trabalhadores de conhecimento (knowledge workers).
O Balanced Scorecard é um conjunto de indicadores que traduz a missão e a estratégia das empresas em grupo de medidas de desempenho que servem de base para um processo de medição e gestão estratégica. O scorecard complementa as medidas financeiras do desempenho passado com as medidas dos indicadores que impulsionam o desempenho futuro da empresa.
É mais do que um sistema de medição operacional e tático, o scorecard também é utilizado como sistema de gestão estratégica por empresas inovadoras para administrar a estratégia a longo prazo, assim analisando pontos gerencias específicos e importantes, como: esclarecimento e tradução da visão e estratégia, comunicação e associação de objetivos e medições estratégicas, planejamento e estabelecimento de metas e o melhoramento do feedback e aprendizado estratégico.
Para estabelecimento do BSC (Balanced Scorecard), há um trabalho da alta administração em equipe para especificar os objetivos e traduzir a estratégia de sua empresa ou unidade de negócio. A especificação destes objetivos específicos ajuda a obtenção de um desempenho superior para clientes e acionistas. Essa análise revela processos internos novos nos quais a organização deve buscar melhorias para que a estratégia tenha sucesso.
Através de newsletters, os objetivos e medidas são informados a organização inteira, em forma de quadros de