Visita a obras
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE
VISITA A OBRAS DE ENGENHARIA CIVIL PARA ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS
BELO HORIZONTE, MAIO DE 2013
Obra I
A primeira obra que o grupo visitou está localizada na Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha – Campus UFMG, a qual a empresa responsável pela construção é a Fundep (Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa), o total da área a ser construída é de 10.101,59 m² com estimativa para 2 anos, onde, antes da realização da obra, havia um estacionamento usado pelos alunos e servidores da universidade.
Visitamos a obra em seu estágio intermediário, isso é, as estruturas de concreto estavam sendo levantadas. Os resíduos gerados nessa fase são: a madeira, cuja já foram retirados 3 containers da obra, essa madeira é destinada para uma indústria de cerâmica e é utilizada em seus fornos, lá ela passa por fiscalização do órgão de meio-ambiente; o metal, é utilizado ao máximo na própria obra, para fundição, e por esse motivo não se tem uma estimativa de quanto metal já foi retirado; e a terra, que é um resíduo limpo, retiraram 15 caminhões que foram encaminhados para outra obra, também localizada na UFMG. Os resíduos da obra são enviados juntamente em uma baia para uma empresa responsável por sua separação e posteriormente terem seus devidos destinos. O lixo doméstico gerado pelos trabalhadores é totalmente separado dos resíduos gerados pela obra, porém não há uma coleta seletiva para esse resíduo doméstico.
Na fase em que se encontra a obra o concreto chega pronto (usinado), a quantidade diária que chega depende do que será concretado, para os pilares chegam 8m³ e para laje 40m³, por exemplo. A estimativa do total de concreto que será utilizado é de 3000m³.
Atualmente há uma média de 80 pessoas trabalhando na obra, isso juntando mão-de-obra direta e indireta. No início eram 6 pessoas, hoje se encontra na fase de “pico” e no final estima-se que