Brincar
O brincar se destaca como algo essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, as brincadeiras estão presentes na vida das crianças desde seu nascimento, sendo assim este pode e deve ser um excelente recurso pedagógico utilizado pelos professores. A brinquedoteca é o espaço exclusivo para estes momentos de ludicidade, e nela podemos encontrar os mais variados tipos de brinquedos e brincadeiras. O jogo, por exemplo, é um ótimo aliado do professor para o processo de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos. Além de proporcionar a vivencia da realidade, este servira como proporcionador de capacidades indispensáveis como atenção, concentração e habilidades psicomotoras.
Palavras-chave: Jogos. Brinquedoteca. Conceitos.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo explanará a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os conceitos matemáticos iniciais. E associando-se aos jogos temos as brinquedoteca, espaço este onde o principal objetivo é de promover o aprendizado através do brincar.
Ensinar é algo que requer muita habilidade sem dúvida, mais ainda se em sua prática o professor acrescentar de sua criatividade, tal processo se tornará algo extremamente instigante. E é por meio da ludicidade que o professor conseguirá atingir esta expectativa. Propondo que sua aula seja um momento em que alunos e professor possam interagir, se tornará assim, participativa e interessante.
Neste contexto, a brinquedoteca é o espaço lúdico onde o professor poderá utilizar de vários brinquedos e brincadeiras para propor tal aprendizado. Citaremos aqui o quão importante e necessário é a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos. E foi assim que construímos nossa prática simulada, ao levar para sala a idéia de um jogo de boliche onde trabalhamos os conceitos matemáticos de adição e subtração com o objetivo de promover o raciocínio