o BRINCAR
2 INTRODUÇÃO
O presente projeto aborda a importância do brincar na educação infantil e a utilização das brincadeiras na aprendizagem infantil com a faixa etária de 0 a 4 anos.Cabe ao professor, ao se tornar responsável pela aprendizagem da criança ter a consciência de que deve trabalhar o aluno em sua formação múltipla. Abrangendo aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo-emocionais.
Mediante o exposto, indaga-se Mas será que o brincar é entendido e valorizado, principalmente pelas pessoas que cuidam e educam as crianças? Em que medida essas pessoas dão espaço, oferecendo tempo e oportunidades para o brincar?
Procurar entender estas questões, diante das novas perspectivas educacionais a fim de compreender melhor as possíveis relações entre o brincar, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, pretende-se tecer uma discussão sobre as brincadeiras no âmbito escolar, pois é através de brincadeiras que as crianças interagem com mais intensidade no ambiente em que está inserida. O aluno quando chega a escola traz em sua bagagem com muitos conhecimentos adquiridos no cotidiano e que vem cheio de atividades lúdicas. Quando o educador faz uma atividade lúdica não importa apenas a realização da atividade e sim o momento que o aluno vive, o ato pedagógico a ação causada pela utilização do lúdico, em que é possível passar por momentos de fantasias estando dentro da realidade, promovendo momentos satisfatórios, conduzindo a educação, permitindo com que a criança tenha maior prazer em aprender.
Neste trabalho, se faz com base na perspectiva de estabelecer subsídios que permitam saber de que forma as brincadeiras realizadas na Educação infantil podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Os métodos utilizados para a realização da mesma serão leituras de alguns livros, artigos,textos e sites