Brincar
Problematização: Em que medida os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento do aluno na educaçao infantil?
Objetivo geral: Analisar de que forma os jogos e brincadeiras contribuem no desenvolvimento e na aprendizagem da criança na educação infantil. Objetivos específicos:
Apontar a importância e a contribuição dos jogos no desenvolvimento da criança. Refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem através do brincar. Analisar o brincar no espaço escolar. Levantar qual o papel dos jogos na vida escolar da criança. Justificativa: O brincar é uma atividade natural e prazerosa na vida da criança, por ser
espontânea ela consegue abranger todas as idades, independente da classe social, da raça ou da condição econômica. As brincadeiras e jogos exercem o papel importante no desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da socialização, também condiciona a criança a se expressar e comunicar-se com o mundo a sua volta. O objetivo da pesquisa é apontar as dificuldades que os educadores ainda enfrentam em trabalhar a ludicidade dentro da sala de aula. É falar da importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem,e qual a sua contribuição nas habilidades humana . Explicar e exemplificar de que forma os jogos podem colaborar com as funções afetivas, cognitivas e sociais do aluno.
A motivação do estudo é explicar como jogos e brincadeiras usados de forma pedagógica desperta no aluno respeito, interação e cooperação.
Procedimentos Metodológicos:
O estudo que se pretende realizar será uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de explorar a importância e contribuição dos jogos e brincadeiras nas habilidades da criança. Através da investigação pretendo levar a ampliação do conhecimento sobre o tema, promover a familiaridade com os métodos e materiais a serem utilizados e trabalhados com ludicidade. A documentação será de forma indireta, usando de