Leitura e produção de texto
Estudos revelam que independentes da pluralidade cultural,existem 3 tipos básicos de seres humanos:
*Ser condicionado:não desenvolve personalidade própria.
*Ser inteligente,mas condicionado:são capazes de compreender e adquirir conhecimentos,mas continuam condicionados ao meio externo.
*Ser inteligente e livre:percebe tudo e tira conclusões próprias.
As práticas e convivências envolvem tanto a inclusão racial, nacional ou regional quanto a social. Ou seja, é necessário que haja um bom convívio com o próximo, no que diz respeito a prioridade cultural. Apesar de esse conceito buscar trazer melhorias na convivência, de um outro lado, quanto mais cresce a demanda por direitos humanos e quanto mais os países se manifestam dispostos à aceitá-los e colocá-los em vigor, mais se alastram os problemas e conflitos sociais e políticos pelos mais diversos motivos, resultando, precisamente, na violação daqueles direitos, em especial do direito fundamental à vida.
Desse modo, seis décadas após a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda são comuns e freqüentes violações gravíssimas como o genocídio, as mutilações físicas e o trabalho escravo.
Elas ocorrem em praticamente todos os países do mundo,independentemente do seu grau de desenvolvimento,embora prevaleçam nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Concluindo a formação de opiniões,é preciso atividades criativas que estimule a razão, a formação de opinião e a consciência crítica com objetivo de :
*Fazer conhecer a diversidade cultural brasileira em sua origem para que o respeito pelas diferenças seja entendido como direito de todos;
*Evidenciar a contribuição histórica de diferentes povos,raças e cultura.na formação da identidade nacional;
*Perceber hábitos e atitudes que reforcem a discriminação,o preconceito,e desenvolver