lista de exercicios imuno
Onde ocorre o reconhecimento antigênico por linfócitos T? O que é necessário para que isso ocorra?
Para que um linfócito T auxiliar seja ativado é necessário que ocorra a interação de diversas moléculas de superfície com ligantes específicos das mesmas na membrana das APCs. Explique.
Sabendo que os linfócitos T citotóxicos (T CD8+) são ativados em resposta a peptídeos derivados de micróbios citoplasmáticos associados a moléculas do MHC de classe I, como o sistema imune é capaz de erradicar vírus que inibem a expressão de moléculas de MHC de classe I nas células infectadas? Explique esse mecanismo
Coloque falso ou verdadeiro a cada afirmativa e justifique em caso de falso:
1. Linfócitos T citolíticos (CTLs) CD4+ reconhecem peptídeos antigênicos de microrganismos presentes no citoplasma de células infectadas, associados a MHC da classe II, e destroem as células.
2. Células Th1 CD4+ e Células T CD8+ reconhecem peptídeos antigênicos de microrganismos fagocitados, associados a MHC de classe I ou MHC de classe II, respectivamente, e produzem citocinas que ativam os fagócitos a destruir os microrganismos e estimulam a inflamação.
3. As células T CD8+ que se diferenciam em células Th1 secretam IFN-y, linfotoxina, TNF e IL-2.
4. As células T CD4+ que se diferenciam em células Th1 secretam IFN-y, linfotoxina, TNF e IL-2 ou podem se diferenciar em células Th2, as quais secretam IL-4 e IL-13.
5. a ação de citocinas e outros mediadores inflamatórios induz aumento da permeabilidade do vaso, aumentando o extravasamento de liquido para o interstício resultando em edema.
6. macrófagos ativados liberam citocinas pró- inflamatórias, agindo sobre o endotélio e outras células do sistema imune.
7. entre as citocinas produzidas pelos fagócitos estão as que constituem o