Lugar de criança é na escola
Seus alunos estão abandonando a vida escolar para entrar precocemente no trabalho? Ou, apesar de freqüentarem a sala de aula, os estudantes faltam bastante ou apresentam queda no rendimento devido ao cansaço pela dupla jornada?
Por definição, trabalho infantil é aquele realizado por crianças e adolescentes que estão abaixo da idade mínima para entrar no mercado de trabalho e que executam tarefas insalubres e perigosas, comprometendo sua integridade física, moral e psico-social.
Brasília - A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal encontrou três crianças trabalhando em um lixão que fica a cerca de 10 quilômetros do centro de Brasília. O local é conhecido como Lixão da Estrutural.
Para a presidente da comissão, deputada Érika Kokay, existem muitas outras crianças na mesma situação. De acordo com a assessoria de imprensa da deputada, a assistente social da Caenge, empresa que administra o lixão, informou que já foram identificadas cerca de 90 crianças trabalhando no local.
Entidade atende filhos de pessoas que trabalham no lixão
Na Vila Estrutural, favela onde fica o lixão, a Associação Viver atende cerca de 200 meninos e meninas - muitas são filhos de pessoas que trabalham no lixão. Na entidade, eles recebem alimentação, têm aulas de reforço escolar e música, além de outras atividades.
Mateus da Costa, de 12 anos, é um deles. Até os 10 anos de idade, ele trabalhou no lixão para ajudar a mãe. Recolhia garrafas pet para reciclagem.
Embora não reclame desse período, diz que prefere a associação. “Aqui é melhor porque a gente pode brincar, tem lanche, um bocado de coisas”.
Sem condições de receber mais crianças
A entidade não tem condições de receber mais crianças. O diretor administrativo, Mizael Guerra, diz que no ano passado a lista de espera tinha cerca de 100 nomes.
“A principal dificuldade é a falta de parceria pública. Nós sabemos que existem recursos públicos do Peti [Programa de