Brincadeiras e jogos na educação infantil
As contribuições pedagógicas do jogo e da brincadeira partem de uma relação entre a prática pedagógica e o envolvimento do lúdico na sala de aula da educação infantil e o compromisso de toda a comunidade escolar.
O relacionamento em grupo ou em equipes, favorecerá a criança a ser uma pessoa respeitosa, com o diálogo na aprendizagem a autonomia moral e intelectual farão parte de seu currículo escolar no aspecto sócio afetivo.
Muitos professores não dispõem de materiais pedagógicos, para que as crianças possam aprender de maneira lúdica, muitos educadores são despreparados por não terem formação adequada, falta o dinamismo, a comunicação e a força de vontade. Contudo isso, as atividades ficam incompletas e sem lógica.
Sabemos que a brincadeiras fazem parte das nossas vidas desde a antiguidade, como fonte motivadora, ajudando no desenvolvimento e em nosso conhecimento. Devemos utilizar esta oportunidade para maior qualidade do ensino, da compreensão, favorecendo a criatividade, a fantasia, a percepção dos movimentos, com as posições, regras, jogos diferenciados e muitos outros recursos, que venham de encontro as nossas necessidades pedagógicas. Precisamos estimular as vontades e os desejos, por meio de desafios e argumentos, com diferentes tipos de atividades e dinâmicas.
As crianças possuem um modo próprio de conhecer e interagir com o mundo, e a brincadeira é responsável por vários tipos de aprendizagens e se tornam essencial na Educação Infantil, pois estão presentes as múltiplas formas de ver e interpretar o mundo. E no espaço da escola que as crianças têm oportunidade de vivenciar relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.
Podemos ajudar a criança através das brincadeiras, e provocar mais alegria no seu cotidiano escolar reconhecendo seus próprios limites, respeitando os conflitos que por acaso surgirem. Tudo isto cabe aos professores, que lançam este desafio no cotidiano da