Banco de dados
samuel angelo benck
banco de dados 1
Concórdia
2010
samuel angelo benck
banco de dados 1
Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Banco de Dados 1.
Orientador: Roberto Yukio Nishimura
Tutor eletrônico: José Roberto Passini
Tutor de sala: Juliano Bedin
MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO MER
O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) foi desenvolvido pelo professor Peter Chen, a fim de representar as estruturas de dados de uma forma mais natural e mais próxima do mundo real dos negócios. Apesar de ter recebido, por alguns outros estudiosos, algumas representações gráficas e abordagens ligeiramente diferentes, tais como a notação Peter Chen, Bachman ou James Martin, o Modelo Entidade-
Relacionamento acabou se tornando o mais utilizado e, até mesmo, confundido com a própria modelagem de dados. A abordagem que será utilizada neste trabalho par o estudo do Modelo de Dados baseia-se nas definições da Engenharia da Informação, proposta por James Martin. O Modelo E-R propõe que a realidade seja visualizada sob três pontos de vista. Assim, há três conceitos fundamentais no Modelo E-R: Entidade, Atributo e Relacionamento.
CONCEITOS ENVOLVIDOS
O Modelo Entidade-Relacionamento propõe que a realidade seja visualizada sob três pontos de vista, a saber:
a) os objetos que compõem a realidade,
b) os tipos de informação ou características que se deseja conhecer sobre os objetos que compõem a realidade
c) a forma como estes objetos interagem entre si.
Desta forma, o Modelo Entidade-Relacionamento é composto por três conceitos: Entidade, Atributo e Relacionamento. Os objetos que compõem a realidade são as Entidades.
As características