BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
I- INTRODUÇÃO 1
II - O BRINCAR 3
2.1. O PRAZER E AS EMOÇÕES NAS BRINCADEIRAS INFANTIS 4
III - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO 7
3.1. CONCEITUANDO BRINQUEDO E BRINCADEIRA..................................9
3.2. RELAÇÃO ENTRE BRINQUEDO E BRINCADEIRA 11
IV - BRINQUEDO E BRINCADEIRA NO PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO INFANTIL 14
4.1. PAPEL DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA 20
V - INTRODUZINDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 23
5.1. ESCOLHENDO COM CRITÉRIOS 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 34
BIBLIOGRAFIA 36
I - INTRODUÇÃO
Sabe-se que o brincar faz parte não só do universo da criança, mas do adulto também. Quem não tem saudades e um pouco de inveja, ao observar crianças brincando livremente, vendo a alegria, a espontaneidade com que executam a atividade lúdica? Nessas brincadeiras vê-se que tudo é sério e prazeroso ao mesmo tempo.
O entanto, os brinquedos e brincadeiras são poucos utilizados no espaço escolar, havendo uma distância entre o pedagógico e o lúdico, e que estes são vistos como se existissem fora do contexto escolar ou como um processo à parte da educação, motivados talvez, pelo desconhecimento dos benefícios e da importância do jogo para o desenvolvimento infantil.
Os brinquedos e brincadeiras mudaram muito desde o começo do século até os dias atuais, em todos os países e em qualquer cultura, em todos os contextos sociais, mas o prazer de brincar não mudou.
Questiona-se com essa pesquisa: como introduzir brinquedos e brincadeiras na Proposta Pedagógica da Educação Infantil? Em quais aspectos a introdução dos brinquedos e brincadeiras na Proposta Pedagógica pode auxiliar no desenvolvimento da criança? Quais brinquedos e brincadeiras são mais indicados para cada faixa etária?
A escolha do tema tem como ponto de partida essas questões e a necessidade de conhecer a importância do brincar para a criança e sua influência no comportamento e no