A brincadeira na educação infantil
A proposta dessa monografia concentra-se no estudo da presença do ludico no cotidiano escolar da educação infantil. O estudo de como jogos e bricadeiras se manisfestam como uma estratégia presente nas ações educacionais das turmas de educação infantil.
As crianças exploram o imaginário como um elemento essencial a sua vida, as brincadeiras e jogos povoam este espaço enriquecendo suas vivências com os outros e o mundo que a circunda. As brincadeiras e jogos infantis têm as suas características e evolução, vão desenvolvendo-se de acordo com a fase do desenvolvimento inserida a criança e as suas vivências com o meio. Desde o período sensório-motor, que a criança ao explorar o espaço e descobri-lo ao jogar com regras no período pré-operatório já realiza brincadeiras sociais.
Este trabalho tem o objetivo de construir um estudo bibliográfico sobre a temática buscando suporte teórico metodológico para proporcionar aos educadores de Educação Infantil uma proposta de ação pautada nos valores éticos, morais afetivos através das brincadeiras e jogos infantis.
O educador precisa dominar e entender como funciona essa prática no dia a dia para desenvolver um trabalho de melhor qualidade, compreender como é aceita a brincadeira na educação infantil e a importância da brincadeira no processo de ensino/aprendizagem da criança neste período. A metodologia mediante pesquisa bibliográfica com análises, leituras e interpretações de textos embasadas nas teorias de estudiosos sobre o tema abordado, pesquisa em sites e blogs buscando relatos/depoimentos dos profissionais da área de educação infantil, dados coletados e analisados para um aprofundamento sobre o tema, o brincar na Educação Infantil.
Os resultados concretizam-se a partir da construção de uma proposta holística do brincar, fundamentando este momento como meio de expressão e associação com o mundo no qual nos inserimos. Saber os níveis de desenvolvimento das crianças bem como, os tipos de brincadeiras e jogos