Brincadeira na educação infantil
TEMA: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Problema: Entende-se que, apesar das brincadeiras terem uma grande importância para o desenvolvimento da criança (de 0 a 6 anos) nem sempre está presente no cotidiano de instituições que atende esta faixa etária
Compreende-se que muitas vezes e, em diversas situações, o professor não se sente interessado em desenvolver a atividade lúdica com seus alunos. Preocupa-se muitas vezes, apenas com a aplicação do conteúdo e não procura mudanças.
Objetivos:
A pesquisa desenvolvida em cima do tema, Brincadeiras na Educação infantil tem o intuito de promover uma educação diferenciada, uma educação capaz de encarar a ludicidade como um fator motivante como uma ligação facilitadora da aprendizagem, estimulando a aprendizagem cognitiva, efetiva e psicomotora dos educandos, que são seres pensantes dotados de emoção e sentimentos interagindo todo o tempo com o social.
Portanto, será preciso motivar o aprendizado através da ludicidade. Normalmente acredita-se que as brincadeiras podem ser apenas um passa tempo, mas a realidade é que estas atividades trás aos alunos benefícios que nada pode substituir.
Justificativa:
A justificativa desse projeto deve-se à vontade de despertar em educadores o gosto pelo lúdico, isto é, pelo desempenho das brincadeiras nas instituições infantil. E também levar informações aos pais, que não tem noção de quanto brincar pode ser significativo no desenvolvimento de seu filho.
A brincadeira faz-se “instrumento” fundamental para o desenvolvimento pisico-motor da criança. Devido a isto, cabe aos pais e aos profissionais da educação infantil tomarem consciência de tais importância para que seja desenvolvida educação de qualidade a todos, para que no futuro essas crianças sejam pessoas confiantes e bem sucedidas.
Fundamentação teórica:
Estabelecida à caracterização geral do que é o “lúdico e brinquedo”e em que consiste o “brincar”,