ESPAÇOS PÚBLICOS E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES - O CASO DA CIDADE PORTO
CASO DA CIDADE PORTO
Fátima Loureiro de Matos
Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CEGOT,
Professora Auxiliar – E-mail: fmatos@letras.up.pt
Resumo
A cidade é um espaço construído constituído por espaços públicos, abertos a todos e espaços privados, de acessibilidade limitada. Na maioria das cidades os espaços privados ocupam uma parte significativa do seu território, contudo, aquilo que melhor as caracteriza são os seus espaços públicos.
O ordenamento dos espaços públicos, sobretudo os de lazer, é actualmente um dos aspectos vitais para a revitalização e a qualidade de vida no meio urbano.
Neste artigo procuraremos fazer uma breve análise das transformações urbanas que mais têm afectado os espaços públicos enquanto símbolo duma urbanidade de memórias e identidades, constituindo, ainda hoje, instrumentos territoriais para a construção da cidadania.
O nosso artigo pretende perceber, por um lado, quais as funções dos espaços públicos, que estratégias foram sendo encontradas para a manutenção, alterações e criação destes espaços e por outro, caracterizar alguns dos espaços públicos mais significativos da cidade do Porto e de que forma eles contribuem para a qualidade de vida urbana.
Palavras Chave: espaço público, qualidade de vida, lazer
PUBLIC SPACES AND QUALITY OF LIFE IN CITIES – THE CASE OF
PORTO
Abstract
The city is a building space composed by public spaces, open to all and private spaces, with limited accessibility. In most cities the private spaces occupy a significant part of its territory, but what better characterizes the cities are its public spaces.
The planning of public spaces, especially the leisure ones, is currently one of the critical aspects for the revitalization and the quality of life in urban areas.
In this article we will make a brief analysis of urban transformations that have affected the public spaces as a symbol of an