enfermagem
Florence Nightingale, a grande figura da enfermagem, nasceu em 12 de maio de 1820 em Florença, na Italia, em uma familia rica, pôde estudar e ser bem educada.
Florence gostava de cuidar de animais e crianças doentes, aos 24 anos quis trabalhar em um hospital,mas na época as condições dos hospitais ingleses não eram recomendavél, pois as pessoas que prestavam assistência de enfermagem eram religiosas em maior número mulheres sem preparo nem princípios morais.
Aos 31 anos conseguiu autorização dos pais para estagiar na Alemanha sob orientação do Pastor Fliedner.
Por falar diversas linguas aproveitou de uma estada no hospital Hôdel-Dieu, em Paris, aprendeu a impotância de regras, cuidar dos doentes e fazer anotações.
Com a guerra da Criméia em 1854 Florence ofereceu seus serviços com 38 voluntárias de diferentes hospitais conseguindo baixar a mortalidade de 40% para 2%.
Florence percorria os alojamentos com uma lamparina, sendo assim passou a ser conhecida como a Dama da lâmpada - motivo pelo qual a enfermagem é representado pela lâmpada, simbolo da sentinela. Após a guerra publicou dois livros, Notas sobre Hospitais, em 1858, e Notas sobre Emfermagem, em 1859.
Fundou a primeira escola de emfermagem dos tempos modernos, no Hospital São Tomas, em Londres. Selecionando condidatas apenas entre jovens educadas e de elevada posição social.
Emfermeiras diplomadas pela escola do Hospital São Tomas dirijitam-se à outros paises divulgando o sistema Nightingale em todo o mundo.
O sistema Nightingale tinha dois pontos centrais: em primeiro lugar, enfermeiras deveriam assumir a direção das escolas de enfermagem assim como serem os principais responsáveis pelo ensino metódico da profissão; em segundo, critérios de conduta moral, intelectual assim como de aptidão deveriam ser uzados na seleção de