Breve resumo o guarani e o ultimo moicano
O Guarani
Escrito por José de Alencar em 1857.
A história tem como personagem principal o índio “Peri”, escolhido para ser o herói da história. Pois ele “renega” sua própria raça para defender a doce Ceci, filha dos portugueses.
Trata-se de uma histórica poética, que se passa em 1604 no Estado da Paraíba e conta os primeiros passos do nosso querido Brasil. Onde o autor nos mostra como foi o nascimento do Rio de Janeiro além de nos colocar dentro de grandes emoções, envolvendo os indígenas e a família dos colonizadores portugueses.
O Ultimo Moicano ( The Last Of Mehicans)
Escrito por James Fenimone Cooper em 1826.
É a história de duas irmãs chamadas Cora e Alice atingidas pelas terríveis lutas entre franceses e os índios, tornando-se os prêmios numa competição de vida e morte entre Maguá, um homem cruel e temível que as capturou e do outro lado o lenhador conhecido como Olho de Falcão.
Cada lado procura traiçoeiramente defender seus interesses.
Os pele vermelha são os temíveis. Os moicanos, entretanto mantém-se acima de tudo e de todos pois ao decorrer do livro nós vamos nos apegando à eles Uncas e Chingachogook, que nos provocam sentimentos de admiração e respeito por eles.
Cora a irmã mais velha, tem uma ligação com Uncas filho de Chingachogook. Ela morre nas mãos do maldoso Maguá, embora tenha sua dignidade intacta até o final.
Como não dá pra deixar de mencionar, como o título já diz, essa história não tem mesmo um final feliz, pois Uncas morre deixando seu pai, homem sábio e guerreiro, tornando-o o ultimo dos moicanos.
Comparação de O Guarani e O Ultimo dos Moicanos
Há várias semelhanças indiscutíveis nessas duas obras escritas por autores completamente diferentes.
Comparando os textos notamos a temática parecida, a relação entre índios e brancos além dos protagonistas serem os “heróis da pátria”, além de tanto o Brasil quanto EUA estarem localizados no continente americano.
As duas obras são