Economia
1- Os preços relativos tem o papel fundamental pois, a escolha dos agentes econômicos é buscada nas diferenças de preços dos bens e não nos preços absolutos.
2- A empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.
Para a doutrina jurídica reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de Direito incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário é o sujeito da atividade econômica, e o objeto é estabelecido pelo objeto que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo. A empresa neste contexto é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito e o objeto da atividade econômica.
3- Apenas a oferta e a demanda de um determinado mercado, utilizamos essa hipótese para que alterações em outra parte da economia não interfiram em nossa análise de forma a alterar o equilíbrio.
4- Os campos de atuação da economia Macroeconômica preocupada na determinação do preço de bens e serviços e de fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como a política de programação econômica do setor público.
5- A Teoria Macroeconômica se divide em Análise de Demanda na qual temos a Teoria do Consumidor e a Teoria de Demanda de Mercado, Análise da Oferta baseada na Teoria da Produção, Análise das Estruturas de Mercado e Equilíbrio Geral.
Capítulo 5
1- A função de Demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço.A diferença é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços e determinadas quantidades , enquanto por quantidade demandada entende-se um ponto específico da curva relacionando o preço a uma quantidade
2-A lei da demanda, funciona, quando deixamos todas as