Desenvolvimento e mudança do estado brasileiro
O período conhecido como República Velha durou de 1889 até 1930. Podemos dividir a República Velha em dois períodos. São eles:
- o primeiro: de 1889 a 1894, foi o período dominado pelos militares; e
- o segundo: de 1895 a 1930, chamado de República Oligárquica, foi o período dominado pelos Presidentes dos Estados.
Primeiro Período: inicio da Republica Velha:
Foi estabelecido um governo provisório chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Durante o governo provisório, foi:
- decretada a separação entre Estado e Igreja;
- nomeados os governadores para as províncias, que se transformaram em estados.
No início de 1890 começaram as discussões para a elaboração da nova Constituição, que acabou vigorando durante toda a República Velha. A promulgação da Constituição aconteceu em 24 de fevereiro de 1891. Essa constituição era fortemente descentralizadora, dando grande autonomia aos municípios e aos estados. O regime de governo escolhido foi o presidencialismo e os membros dos poderes Legislativo e Executivo passaram a ser eleitos pelo voto popular direto.
Foi reservado ao Congresso Nacional a regulamentação do sistema para as eleições de cargos políticos federais, e às assembléias estaduais a regulamentação para as eleições estaduais e municipais. O voto distrital permaneceu com a eleição de três deputados para cada distrito eleitoral do país.
No Governo Prudente de Morais, primeiro civil a assumir a Presidência da República, os militares tinham ainda bastante poder político.
Segundo Período:: Os governos da Republica Oligárquica e a política dos governadores.
Consolidou uma característica da política brasileira durante a República Oligárquica: a “Política dos Estados”, conhecida também como “Política dos Governadores”. De acordo com essa obra de engenharia política, o poder federal passou a não interferir na política dos estados e esses não interferiam na