Indios Urbanos Poa
Roseli Bernardo Silva dos Santos
Resumo
A temática tem como objetivo estabelecer um diálogo sobre os processos de identidade dos povos indígenas urbanos brasileiros, tomando como foco as reflexões ajustadas pelo viés das concepções contemporâneas. Essa dimensão tende a incomodar as críticas estabelecidas ao pensamento metafísico e iluminista, intensificadas nas décadas mais recentes e renovadas para a compreensão sobre a dinâmica que marca a experiência da identidade no mundo contemporâneo. Assim buscamos entender a questão identitária do indígena urbano numa perspectiva de interações sociais.
Palavras chave: Indígenas; identidade; urbano; contemporâneo; interações sociais.
Introdução
Buscamos dialogar sobre os processos de identidade dos povos indígenas urbanos brasileiros, tomando como foco as reflexões ajustadas pelo viés das concepções contemporâneas. Essa dimensão tende a incomodar as críticas estabelecidas ao pensamento metafísico e iluminista, intensificadas nas décadas mais recentes e renovadas para a compreensão sobre a dinâmica que marca a experiência da identidade no mundo contemporâneo. Toma-se como objetivo neste estudo entender a questão identitária do indígena urbano numa perspectiva de interações sociais.
O indígena urbano como sujeito integrado à sociedade nacional tem sua posição marcada pela lógica de um projeto resultante da modernidade que opera na direção de uma identidade nacional. Esse parâmetro forjado pela modernidade se reconfigura na contemporaneidade, buscando um novo entendimento para a questão. Com isso, procuramos interpretar as situações particulares de alguns centros urbanos brasileiros para entender a etnicidade indígena e seus mecanismos de interações, reconhecimento e autorreconhecimento dos atores sociais influentes na sociedade estruturada pela divisão do trabalho.
A discussão acerca dos processos da identidade dos povos indígenas urbanos