Breve resumo sobre a vida de Descarte
Começou seus estudos aos 9 anos, no colégio jesuíta La Flèche, onde estudou gramática, poética, retórica (Humanidades), Filosofia e Matemática até 1614. Atendendo a vontade de seu pai, Descartes se formou em Direito em 1616, mas nunca exerceu a profissão. Em 1618 iniciou uma carreira militar que permitiu que ele viajasse por toda Europa durante a Guerra dos Trinta Anos e continuou a viajar até 1629, se instalando instalando na Holanda até o ano de 1649.
Sabe-se muito pouco sobre a vida pessoal de Descartes, pois este guardava muita discrição a despeito de sua imagem. O pouco que se sabe é que ele teve uma filha com sua governanta e que esta morreu aos cinco anos de idade. Após o ocorrido, não se tem outras informações relevantes sobre a vida pessoal do filósofo, que passou a focar toda a sua existência em seus estudos filosóficos e científicos.
Para descobrir algo de caráter científico que possa ser afirmado e comprovado, Descartes, seguindo o modelo matemático, acreditava que é necessário primeiramente estabelecer princípios básicos indubitáveis. Para descobri-los, ele optou por duvidar de tudo aquilo em que acreditava. Se alguma crença pudesse ainda perdurar diante desse método, logo, seria este um fundamento digno