trabalhos
Escreve Descartes: “Todas as ciências são vinculadas entre si por uma cadeia; não é possível tomar uma delas sem ter compreendido as outras, portanto sem abraçar, ao mesmo tempo, toda a enciclopédia do saber”. E ainda: “Tal ciência deveria incluir todos os primeiros rudimentos da razão humana e seu domínio deveria estender-se até a compreensão do conhecimento de todas as coisas”. Assim sendo, o mundo e qualquer conhecimento são atingíveis com o novo método.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA OBRA
O Discurso está dividido em seis partes, e possui uma breve introdução. Nesta, Descartes já enfatiza a divisão do livro e explica o que o leitor encontrará em cada uma das seis partes que tratam pela ordem: Primeira parte: A experiência escolástica de Descartes e seu juízo a respeito das diferentes disciplinas estudadas no colégio jesuíta.
Segunda Parte: Principais Regras do Método
Terceira Parte: Principais fundamentos da moral.
Quarta Parte: A dúvida metódica e os fundamentos da metafísica, de Deus e da alma humana.
Quinta Parte: O corpo humano, explicação do movimento do coração, e a diferença que ocorre entre a alma humana e a dos animais.
Sexta Parte: considerações sobre o progresso das ciências e motivos para a publicação da obra em língua francesa, antes que em latim.
Terceira Parte: Principais fundamentos da moral.
Aqui Descarte estabelece máximas morais para bem conduzir sua vida na busca da verdade, são elas:
1 – Nunca ir contra os costumes e normas dos países por onde ele andou.
Principio da moral provisória. Obedecer às leis e aos costumes do próprio