sogtes
3222 palavras
13 páginas
O que é "ser racional" ?Ontem um colega de trabalho falou, sobre uma empresa rival: "Está faltando esse pessoal ser mais racional".
Não resisti... Um pouquinho de análise semântico-pragmática, logo cedo pela manhã pode ser um delícia: "Como assim? O que é ser racional?"
Depois de alguns minutos, elencamos uma vasta série de significados para"racionalidade":
- é ser sensato
- objetivo
- coerente
- prudente
- fazer as coisas direito, certo
Na Filosofia de Platão, que mais tarde moldou o Ocidente
Cristão, a Razão é a virtude e potência insuperável
Depois dessa breve análise do sentido de racional, me lembrei da Teoria dos Jogos, que trata basicamente de projetar decisões racionais, levando em conta a interdependência estratégica dos decisores.
Em tempo: a Teoria dos Jogos não assume que as pessoas são racionais e ponto. Ela diz que as pessoas podem agir de forma racional (E é aí que o planejamento estratégico da Teoria dos Jogos entra).
Ok, "decisões racionais". Mas o que é racional?
É o oposto de emocional e animalesco, como os filósofos modernos, notoriamente Descartes, parecem dizer? (E o Sr. Spock parece concordar).
A racionalidade, na Teoria dos Jogos, é entendida como uma correspondência entre meios e fins.
Uma pessoa está agindo de forma racional quando o que ela está fazendo no presente é congruente com o que ela quer que aconteça no futuro.
Ou seja, a base da racionalidade é ter objetivos, planos, e se comportar de tal forma que as consequências de suas ações ajudem a realizá-los.
Note que essa definição , que gosto muito, não exclui os comportamentos dito emocionais.Posso estar sendo muito racional se amar profundamente alguém, viver uma relação sentimental profunda com uma pessoa que desejo ter comigo.
O amor não é necessariamente concorrente da racionalidade, como os filósofos modernos nos fizeram crer.
Se bem que às vezes ele pode parecer e ser