decarte
E SUA IMPORTÂNCIA PARA MEDICINA
SÃO PAULO
2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre aspectos da vida e ideias de René Descartes que foi o grande responsável pela revolução da filosofia, marcou a matemática com seus pensamentos.
Colocou a prova sua vida e as suas crenças. Descartes tinha um pensamento racional sobre as coisas e provou isso em suas teorias e obras como: o Discurso do Método, Meditações
Metafisicas, e uma de suas principais obras da qual falaremos, o problema corpo e mente conhecido hoje como dualismo cartesiano, onde apresenta na visão de Descartes a ideia de como é a interação do corpo e da mente, como essa relação acontece, e até que ponto foi importante para os avanços da medicina.
O filosofo nos trouxe a teoria do Dualismo Cartesiano a partir da frase Penso, Logo
Existo, e ele nos apresenta a ideia de que o homem deve sempre tentar se alto dominar, sempre desejando e fazendo aquilo que esta ao seu alcance, controlando assim as suas paixões e cabendo à razão ter domínio sobre elas, sabendo que quanto mais o nosso intelecto conhecer as nossas paixões, mas domínio sobre elas ele terá. E mesmo sendo ambas as coisas diferentes, ele provou que elas se relacionam entre si, sendo que uma não tem a mesma significância sem a outra. É através da nossa mente e imaginação que o nosso corpo obtêm as sensações da vida como: quente e frio. A relação entre estas substancia é de correspondência, pois o que acontece à um deles é expressado no outro, ou seja, se a mente não estiver bem isso irá ser refletido no corpo e ele também não estará bem, porém, se a mente estiver bem e saudável, o corpo também estará.
Esta teoria de Descartes abriu novas fronteiras na medicina, e resultou em uma das mais importantes, pois foi através da sua visão do corpo humano como máquina, que se pode estudar a Anatomia humana, seja ela com animais ou com cadáveres.
4
1° CAPÍTULO
ASPECTOS PRINCIPAIS DA