Decartes
Em que constituiu a dúvida metódica de Descartes ? Qual era seu objetivo ao aplica-lá?
A dúvida metódica foi o meio pelo qual Descartes se valeu para chegar a um conhecimento firme e seguro.
O que isso significa? Significa que para ele o conhecimento deveria se assentar sobre uma base sólida, para que assim possa ele se desenvolver plenamente. Descartes viveu em uma época em que muitas novidades se apresentavam. Havia todo um novo mundo recém descoberto (As Américas, grande parte do continente africano), a maior circulação de mercadorias entre os povos trouxe consigo mais idéias, e também novas concepções sobre tudo. Era uma época em que o antigo modo de viver e antigas idéias estavam sendo postas em xeque. Isso mostrou que muitas vezes, um mesmo fenômeno tinha n respostas distintas.
Qual delas é a correta? Esse panorama fermentou em Descartes a necessidade de sair em busca de bases confiáveis para se edificar o palácio do conhecimento. Em suas meditações, as dúvidas que levantou o levaram a duvidar de sua própria existência. Mas, como saldo residual obteve uma primeira certeza, qual seja: penso, logo existo.
A dúvida metódica foi a dúvida levada ao extremo para se extrair uma verdade incontestável, uma primeira verdade.
n 10
Comente o cogito e seu corolário (consequência ) mais imediato .
Cogito, ergo sum significa "penso, logo existo"; ou ainda Dubito, ergo cogito, ergo sum: "Eu duvido, logo penso, logo existo" é uma conclusão do filósofo e matemático francês Descartes alcançada após duvidar da sua própria existência, mas comprovada ao ver que pode pensar e, desta forma, conquanto sujeito, ou seja, conquanto ser pensante, existe indubitavelmente. Descartes pretendia fundamentar o conhecimento humano em bases sólidas e seguras (em comparação com as fundamentações do conhecimento medievais). Para tanto, questionou e colocou em dúvida todo o conhecimento aceito como correto e verdadeiro (utilizando-se assim do ceticismo como