Decarte
Primeiramente, Descartes, examina a ideia que ao seu modo de ver não se pode duvidar: ideia do próprio Eu, chamada por ele de Eu pensante. Daí o surgimento da frase, que talvez seja a mais famosa da história da filosofia: “Penso, logo existo”.
Em relação à garantia da existência de Deus, Descartes afirma que somente o próprio Deus poderia ter revelado ao homem a existência de um ser infinito e perfeito, e diz que esta revelação é como “a marca do artista impressa em sua obra”.
Para Descartes o corpo humano é a mais perfeita das máquinas e trabalha por impulsos naturais, mas segundo ele é possível controlar ou modificar através da mente esses instintos e desejos.
Descartes ainda expõe outro aspecto importante na filosofia, a ideia de que o homem é dividido em corpo e alma. Ele afirma que somente o homem possui a junção dessas substâncias, unidas, porém individualizadas.
A mente é muitas vezes dependente do corpo: a paixão, ou seja, o que sentimos, é uma ação da alma sobre o corpo.
E são estas paixões que iremos analisar mais a frente.
2 RENÉ DESCARTES
Filósofo e matemático francês, René Descartes, nasceu em La Haye em 31 de Março de 1596. Aos oito anos foi matriculado no Colégio Real de La