Mecânica
Área das Ciências Exatas e Ambientais
Curso de Engenharia Química – 1º Período
Docente: Daniele Simoneti
Comp. Curricular: Mecânica
Acadêmico(a): Caroline Tombini, Claudia Moreira Santa Catharina, Fabiele Cecchin, Monica Kalinoski e Laura Parisotto
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO POLIAS E ROLDANAS
Atividade I
Primeiramente, respondemos a estes dois questionamentos:
1) O que são polias fixas e polias móveis? Qual é a função? Qual é a vantagem de se utilizar polias fixas e polias móveis?
A polia fixa é uma roda que pode girar em torno do eixo que passa pelo seu centro e possui um sulco no qual se adapta uma cora. Essa polia deve ser fixa em uma superfície. As polias móveis não são fixas em superfície alguma. A polia fixa serve para comodidade mecânica no momento de aplicação de uma força, altera a direção e o sentido da força e a polia móvel não altera direção nem sentido, mas divide o módulo da força potente por dois.
2) Diferencie força potente e força resistente.
A força resistente é a força que o sistema está exigindo, pode ser a força peso de um objeto suspenso, por exemplo. E a força potente é a força que deve ser efetivamente aplicada ao sistema, no caso de polias fixas a força resistente deve ser equivalente a força potente.
Segue a atividade:
- Materiais utilizados: roldanas fixas e móveis, fios inextensível; conjuntos de massas acopláveis de 0,5N; gancho lastro; tripé; sapatas niveladoras.
- Procedimentos: Primeiramente, conhecemos os materiais do laboratório. Montamos um conjunto com 4 massas de 0,5N e um gancho lastro, o qual chamamos de bloco. Aferimos a força resistente, de modo a concluir que seu valor é de 2N. Após este procedimento montamos o suporte e colocamos uma roldana e encaixamos o bloco com o auxílio de fios inextensíveis. Assim verificamos e concluímos que a força potente tem módulo de 2N. Nesse caso o sistema permaneceu em equilíbrio como a imagem apresentada a