Áreas de Vivência
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
JOEDSON NOVAES ANGELIM
RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO NA BASE DE ÁREAS DE VIVÊNCIA-NR18
ARACAJU – SE
2014
JOEDSON NOVAES ANGELIM
RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO NA BASE DE ÁREAS DE VIVÊNCIA-NR18
Relatório apresentado à disciplina de Práticas na área de engenharia civil, do Curso de Engenharia Civil, ministrada pelo Professor. Daniel Brito Andrade como método de avaliação para a Medida de Eficiência.
ARACAJU – SE
2014
REFEITÓRIOS COM MESAS TIPO RANCHO:
As condições apresentadas na figura acabam gerando diversos problemas, conflitos na hora das refeições, o espaço restrito faz com que os trabalhadores se choquem, é muito comum que a comida entorne sobre os que estão sentados no momento de circulação. O grande volume de madeira é responsável pela elevação do volume de resíduos. Contrariando a situação retratada podem ser destacados refeitórios mobiliados com mesas plásticas, conforme apresentado na próxima figura , essa escolha traz conseqüências muito positivas no canteiro de obras, tanto no que se refere à satisfação dos trabalhadores, com área mais humanizada, como também em relação à higiene e conforto.
REFEITÓRIOS COM MESAS PLÁSTICAS:
O medo inicial de alguns gestores de que as mesas plásticas teriam baixa durabilidade não se concretizou. Foi observada nos canteiros que adotaram essa alternativa a preservação de mesas e bancos durante todo o período da obra, sendo reaproveitados em novos empreendimentos.
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS BACIA TURCA:
A definição dos aparelhos das instalações sanitária também exige um aprofundamento no estudo para apoiar as decisões, a norma permite a utilização de bacias turcas, substituindo os vasos sanitários, do ponto de vista da higiene, a primeira poderia ser mais