ÁREA DE VIVÊNCIA
PCMAT DE ÁREA DE VIVÊNCIA
GRUPO:
AMANDA MENEZES
AMANDA PAIXÃO
ALINE DE CÁSSIA
CAMILA REGINA
DIOGO DANIEL
FERNANDA LIMA
LÍVIO MARCO
JOSILENO FRANCO
KELVIN
LAURÍCIO
HEITOR
WALACE JONATAS
ARACAJU, 03 de SETEMBRO de 2015
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO
GRUPO : AMANDA MENEZES,AMANDA PAIXÃO ,ALINE DE CÁSSIA,CAMILA REGINA, DIOGO DANIEL, FERNANDA LIMA, LÍVIO MARCO, JOSILENO FRANCO, KELVIN, LAURÍCIO, HEITOR e WALACE JONATAS
Trabalho entregue como requisito parcial de avaliação para obtenção de nota na disciplina Segurança na Construção Civil sob orientação do professor Michel Algelo.
ARACAJU, 03/09/2015
Sumário
Introdução
Instalações Sanitárias
Exemplo de Instalações Sanitárias
Vestiário
Alojamento
Refeitório
Cozinha
Lavanderia
Área de Lazer
Ambulatório
Introdução
Esse PCMAT tem por obrigação relatar de forma fiel a maneira correta de se organizar, manter em perfeita ordem e em condições humanas as áreas de vivências das empresas da construção civil.
Definição Canteiro de Obras: O conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e Áreas de vivência. Para garantir qualidade de vida, condições de higiene e integração do operário na sociedade, com reflexos na produtividade da empresa, a NR-18 determina que os canteiros de obras contenham áreas de vivência que reflitam sua dignidade.
Uma das mais importantes conquistas dos Trabalhadores da indústria da construção foi à obrigatoriedade, prevista na NR-18, de implantação de áreas de vivência nos canteiros de obra. É nesses locais que o trabalhador faz suas refeições, toma banho, passa suas horas de folga e, muitos deles, moram, durante a construção. As exigências da Norma vão desde a implantação de áreas de lazer e refeitórios até a Instalação de ambulatório, médico, banheiros, alojamentos, Telefones comunitários e bebedouros com água filtrada.
O grupo “áreas