braço robotico
1.1 O PROBLEMA
Um reservatório ou tanque de armazenamento de água apresenta pelo menos duas características relevantes que são análogas às de uma bateria elétrica: - A bateria elimina quedas na tensão elétrica que possam vir da rede, uma vez que possui a propriedade de estabilizar o nível de tensão nos circuitos das cargas ligadas a ela. O reservatório, por sua vez, tende a manter constante a pressão hidráulica nas redes consumidoras a ele ligadas; - Mesmo quando falta energia elétrica na rede, o equipamento ligado à bateria continua a receber energia durante um período de tempo. Do mesmo modo, um reservatório de água armazena energia potencial e, mesmo quando cessam o fornecimento de água, mantém abastecidos, durante um período de tempo, os consumidores a ele ligados.
E qual seria esse período de tempo? No caso da bateria, é o período em que dura a energia elétrica armazenada. No caso do reservatório, é o período em que dura a água armazenada.
É interessante observar que tanto a pressão hidráulica, no caso do reservatório, quando tensão elétrica, no caso da bateria, tende a diminuir à medida que a quantidade armazenada vai se esgotando.
Tanto em um quanto no outro a quantidade armazenada é determinada em função da capacidade de armazenamento (dimensões do elemento armazenador), da quantidade consumida e da velocidade com que se repõe o que foi consumido.
Pensando especificamente em reservatórios de água, sua razão de existir é exatamente o fato de que são capazes de manter o abastecimento regular na rede de distribuição durante o tempo que sua capacidade de armazenamento permitir diante da vazão consumida na ocasião de uma falta de água na rede de abastecimento ligada a ele.
Assim, reservatórios são usados em nossas casas e também pelas companhias de saneamento como, por exemplo, Reservatório Garoto da Companhia Espírito Santense de Saneamento que, com capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros, foi construído com o objetivo