Organização de Computadores
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
UNIDADE PARANGABA
REDE DE COMPUTADORES 2014.1
MANHÃ
RAFAEL LIMA DA SILVA
1º Geração de Computadores – 1940 a 1959
A primeira geração de computadores, era de uso restrito do departamento de defesa dos Estado Unidos, e foi marcada pela utilização de válvulas, que eram responsáveis em auxiliar o processamento dos cálculos. Eram equipamentos enormes e pesados, que consumiam muita energia, geravam muito calor. Era preciso muitas pessoas para operar um único computador. O uso dos válvulas era dispendioso, pois com poucas horas de uso as mesmas precisavam ser trocadas devido a queima, este fato elevava o valor do equipamento de sua manutenção.
Os computadores desta geração precisavam ser reprogramados a cada nova tarefa, basicamente realizavam vários cálculos por segundo e tinham como objetivo, auxiliar nos cálculos para lançamento de projeteis.
2º Geração de Computadores – 1959 a 1965
Manter funcionando um computador da primeira geração era muito caro, pelos motivos acima citados. Visando melhorar tal cenário, em 1947 foi desenvolvida pela empresa Bell Laboratories uma nova tecnologia que auxiliou na melhoria dos computadores da época, o transistor.
Com o surgimento do transistor, que eram muito menores em relação as válvulas, foi possível construir máquinas 10 vezes menores que as máquinas da primeira geração, não se tinha problemas com superaquecimento e queima de componentes, sem levar em conta que o consumo de energia era menor, mesmo assim não se tinha um processamento tão rápido, mas os cálculos já chegavam a ser revolvidos na casa dos milissegundos.
3º Geração de Computadores – 1965 a 1970
Na terceira geração de computadores, foi introduzida a tecnologia de circuitos integrados, que nada mais é do que a associação de vários transistores em uma placa feita de silício. Tal processo passou a ser feito de forma automatizada, o que garantiu sua produção em