Organização de computadores
Resumo
O alto nível de popularidade atingido pelos computadores nos últimos anos permitiu também quebrar uma série de barreiras, particularmente no que diz respeito à terminologia associada. Atualmente, expressões como bits, bytes, hard disk, RAM, e outras, deixaram de fazer parte vocabulário técnico dos especialistas para compor aquele de grande parte dos usuários destas máquinas. Entretanto, os aspectos básicos de funcionamento de um computador ainda são reservados aos profissionais da área e devem assim permanecer indefinidamente.
Nesta Unidade examinaremos, a nível de introdução, alguns aspectos importantes dos componentes e do funcionamento de computadores, sendo que mais detalhes serão apresentados ao longo deste Curso. O texto desta Unidade é influenciado fortemente pelo livro Arquitetura de Computadores de Nicholas Carter por ser um exemplar de fácil leitura e com uma vasta quantidade exercícios e pelas notas de aula, muito bem elaboradas, do Professor Marcelo Rebonatto.
O Capítulo é acompanhado de exercícios, sem a solução, preferimos deixar o prazer desta tarefa ao leitor. A bibliografia e a webliografia ao fim das notas são mais do que suficiente para adquirir um conhecimento razoável sobre a organização de computadores. Ao término da leitura desta Unidade, o estudante deverá: a) Compreender o funcionamento básico de um computador; b) Entender o funcionamnto de programas, e c) Ser capaz de identificar os componentes principais de um computador. 1. ARQUITETURA DE COMPUTADORES 2.1. Introdução
Numa visão externa de grande parte dos usuários, um computador é composto de CPU, teclado, vídeo e mouse, como ilustrado pela figura 1.1. Esta é a visão da maior parte da população que tenha algum tipo de interação com o computador, principalmente porque estes são os elementos de um microcomputador que se deve que transportar, desconectando-os e reconectando-os para fazer o computador voltar a funcionar.