Conceito de manutenção
No dicionário Aurélio o conceito de manutenção é definido como as medidas necessárias para a conservação ou a permanência de alguma coisa ou de uma situação ou ainda os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas.
A política de manutenção deve estar definida pela a organização conforme os objetivos a serem traçados, apresentado como fator determinante ao sucesso projetado e planejado pela a produção.
As ações de manutenções veem sofrendo grandes mudanças perante os últimos tempos. Com o aumento de complexidade e a grande inserção da automação, nos mais diversos sistemas de qualidade e da produtividade abrange temas como as políticas de gestão da qualidade, analise de melhor sistema de produção, treinamento, manutenção da produção e fatores estratégicos, a fim de mantê-los em níveis de desempenho desejados. O objetivo de manutenção é tornar-se visível e essencial na garantia da qualidade e da produtividade empresarial. Podemos definir a manutenção como “o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazo, de custos e de vida úteis adequados”. Nesta definição, de grande abrangência, a manutenção é caracterizada como um processo. Um processo que deve iniciar antes da aquisição e que tem como principal função o prolongamento da vida útil do equipamento ou sistema.
No ambiente corporativo operacional a manutenção possui o papel estratégico na aquisição de resultados e níveis de desempenho esperados, com isto, deve estar sempre interligada ao suporte de gerenciamento e a solução de problemas apresentados na produção, onde, haverá medição para reduzir as paradas não planejadas e os altos custos provenientes destes.
Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um equipamento