Conceitos de Manutenção
Uma turbina é ligada começa a subir carga, atinge carga base, trabalha pelo tempo de demanda sem falhar e é desligada.
Passa um período em estado de hibernação, e chamada a gerar por garantia energética, tem falha de ignição e a partida é abortada, sem chances de ligar.
Nova solicitação, a turbina e ligada começa a rampa de elevação de carga, atinge carga base e no meio do período da demanda ela tem uma parada intempestiva.
No período de um ano a turbina teve três paradas intempestivas, não ligou duas vezes e teve duas paradas de manutenção. Elaborado por: Arthur Navegantes
Noções de Manutenção
CONFIABILIDADE
é a capacidade humana e/ou sistema de executar sua funcionalidade a qual foi projetada em circunstâncias de rotina, hostis ou inesperadas. Matematicamente pode ser contabilizada através da probabilidade do não desempenho em condições especificas, e adequadas conforme o projetado durante um período de tempo pré-determinado.
INDISPONIBILIDADE
é a probabilidade de que a unidade esteja disponível no momento em que se precise a sua entrada em operação, e determina-se como a fração do número total de horas no ano em que ela esteve em operação.
Elaborado por: Arthur Navegantes
Noções de Manutenção
A confiabilidade tem como metodologia a análise das funções e padrões de desempenho: de que forma ocorre a falha; o que causa cada falha; o que acontece quando ocorre a falha; o que deve ser feito para preveni-la.
Portanto, podemos dizer que a confiabilidade é a qualidade do sistema que nos permite confiar, justificadamente, no serviço oferecido, o conceito global, que se decompõe em vários vetores quantificáveis:
Elaborado por: Arthur Navegantes
Noções de Manutenção
FIABILIDADE é a probabilidade de um item desempenhar uma função, sob condições específicas, de forma adequada, como previsto no projeto, durante um período de tempo prédeterminado, ou seja, medida do tempo de funcionamento de um